Câmara Municipal disponibilizará recursos para locação de ambulância com UTI móvel ao município de Água Clara

por adm publicado 12/05/2020 09h30, última modificação 15/06/2020 09h45

Reunião entre os vereadores da Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde

A Câmara Municipal de Água Clara disponibilizará recursos para o aluguel de ambulância com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel durante 90 dias para o atendimento de urgência e transferência de pessoas infectadas pela Covid-19 no município de Água Clara.

A divulgação foi realizada na sessão ordinária de 11 de maio. A Mesa Diretora com o apoio de todos os vereadores anunciou que a Câmara Municipal cederá parte do duodécimo da instituição para a locação da ambulância com UTI móvel pelos próximos três meses com o propósito de atender casos urgentes que necessitam de transferência para centros que possuam vagas e UTIs disponíveis.

Para a locação do veículo ser efetivada, ainda restam procedimentos legais. A Câmara Municipal aguarda o contato direto do setor responsável da Prefeitura Municipal com a solicitação dos recursos necessários para o processo de aluguel da ambulância.

Serviços como a prestação de assistência médica, ambulatorial, hospitalar de urgência e o controle de doenças infectocontagiosas como a Covid-19 são atribuídos às funções da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Água Clara. Diante disso, a Câmara Municipal convocou na sessão ordinária de 4 de maio, o Secretário Municipal de Saúde, Rondiney Ribeiro, para esclarecer as medidas que estão sendo tomadas pela secretaria no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município.

O Secretário de Saúde, Rondiney Ribeiro da Silva, explicou na sessão a necessidade de obter recursos para ampliar a estrutura médica e hospitalar em Água Clara, além de responder as perguntas de todos os vereadores acerca de questões relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 na cidade água-clarense.

Após a explanação do secretário, o presidente da câmara, Saylon Cristiano de Moraes, comunicou a cessão de recursos para a locação de ambulância com UTI móvel durante 90 dias. “A câmara municipal estará devolvendo parte do seu duodécimo para que a ambulância seja alugada por 90 dias no nosso município de Água Clara com o esforço de todos os vereadores desta casa de leis”, disse o presidente.

Em resposta à Mesa Diretora, o secretário agradeceu o apoio oferecido e destacou a importância da aquisição da ambulância para o município. “Ficamos muito felizes em saber que estará no setor de compras, o ofício solicitando a locação de uma ambulância por 90 dias já com o recurso garantido (...). Nós vamos fazer nossa parte e agradecemos mais uma vez a colaboração de todos os vereadores”, concluiu o secretário.

É importante ressaltar que até a conclusão desta matéria (18/05), o município de Água Clara não apresenta nenhuma ocorrência confirmada da Covid-19, além de ter dois casos suspeitos e 15 descartados de acordo com o Boletim Epidemiológico Diário divulgado pela Prefeitura Municipal de Água Clara.

Conforme os números divulgados no último Boletim Epidemiológico Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), o estado já conta com 613 casos confirmados, dos quais 355 estão em isolamento domiciliar, 217 recuperados, 16 óbitos e 25 internações. Do total de internações em Mato Grosso do Sul, 11 estão em leitos de UTI.

Conteúdo relacionado
registrado em: